Recentemente, os historiadores Israel Tavares Boff e Airan Aguiar, que desenvolvem pesquisas relativas a Canoas e ao contexto socioeconomico da região metropolitana no século XIX, escrutinaram vasta documentação do Poder Legislativo de Porto Alegre, encontrando comprovações de inescrupulosa e astuta iniciativa de um empreendimento pioneiro, aliados a fortes traços de uma administração indecorosa, o que por sua vez, trouxe fortes dissabores aos cofres públicos da então Província do Rio Grande do Sul.
Os Resultados da pesquisam deram base a um artigo intitulado: “Canoas: Interstícios de uma Ferrovia”, que procura demonstrar os caminhos traçados por John Mc Ginity, tornando realidade a primeira estrada de ferro em funcionamento no Rio Grande do Sul.
O trabalho será apresentado durante a XIII Mostra de Pesquisa da Apers, que ocorre de 12 a 14 de setembro de 2016, no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo 1031, Porto Alegre).
Mais informações em: https://www.facebook.com/events/1524448411189793/

Related Post


0 comentário sobre “Canoas: Interstícios de uma Ferrovia”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Patrimônio Cultural

O que realmente importa no Patrimônio Cultural?

O que realmente importa no Patrimônio Cultural? Se você está lendo este post, é porque você se interessa por Patrimônio Cultural. Mas nem todo mundo se importa com esse tema. Aliás, a maioria das vezes Leia mais…

Literatura

Entrevista com Zilá Bernd: A representatividade de João Ubaldo Ribeiro

O baiano João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro,  escritor, jornalista e roteirista, formado em direito, faleceu no último dia 18 de julho de 2014. João Ubaldo era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras Leia mais…

Patrimônio Cultural

Revista Memória e Linguagens Culturais

A Revista Memória e Linguagens Culturais é uma publicação semestral de divulgação científica vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais. Seu objetivo é veicular produções discentes realizadas no âmbito das disciplinas Leia mais…