Museu Canada 2

O movimento acentuado da globalização e os avanços tecnológicos, ao longo dos últimos anos, tem despertado questionamentos importantes com relação ao papel dos museus diante da sociedade. É necessária uma análise, por parte de tutores de instituições patrimoniais, com relação aos arquivos, bibliotecas e museus, para que possam ser encontrados caminhos que assegurem a sua transmissão e a convivência com seu público.

É através desse contexto, onde a cultura globalizada “atrai e repele”, que o CELAT – Centro Universitário de Estudantes de Letras, Artes e Tradições da Universidade Laval (Quebec) – junto com o Musée de La Civilisation,  reunirá seus alunos em um curso intensivo de verão, para que, ao longo de uma semana possam pensar, discutir e analisar as formas de manter a vanguarda dos atores culturais.

Museu Canada 01

O objetivo também é levar mais conhecimento e experiência na área de museologia para aqueles que desejam seguir como gestores de patrimônio e curadores de museus.

Palestras, workshops, seminários e estudos de campo em instituições da cidade do Quebec proporcionarão ao participante ter uma noção melhor do seu papel ativo e crítico diante do novo cenário mundial.

 O curso acontecerá de 12 a 18 de maio no Musée de La Civilisation e tem a coordenação geral de Philippe Dubé.

 Para maiores informações, acesse aos sites:

 www.celat.ulaval.ca – CELAT

 www.mcq.org – Musée de La Civilisation


0 comentário sobre ““Cultura, Museu e Sociedade”: Uma análise diante de um novo cenário”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Museus

“Se o clima for favorável”: Alunos visitam a 9a Bienal do Mercosul

Por ocasião da 9º Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, os alunos de Mestrado em Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle, realizaram uma visita aos locais onde a edição desse ano está acontecendo. Acompanhados pela professora Leia mais…

Museus

Casa das Artes Villa Mimosa – Canoas: Patrimônio, Memória e Cultura

Na última quarta-feira, dia 02 de outubro, os alunos do mestrado em Memória Social e Bens Culturais, do Unilasalle, que estudam, em uma das suas disciplinas, espaços de  memória e cultura, realizaram uma visita, juntamente com Leia mais…

Fotografia & Artes Visuais

“Paris em Cena”, em Quebec!

O Museu da Civilização (Quebec/Canadá) apresenta mais uma mostra de significativo valor para a humanidade. Uma exposição imersiva, que possibilita a seus visitantes um mergulho de cabeça na agitação e energia da Belle Époque Paris! Leia mais…