Expressão de religiosidade e de fé, a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, do município de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha (MG), foi aprovada, na última quarta-feira, 08/05, como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas. A decisão do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) foi unânime.

Festa do Rosário

Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Durante 15 dias, são realizadas novenas, leilões, coroação, distribuição de doces, lavagem da Igreja e eventos típicos do festejo. A festa foi reconhecida pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha – MG), dez membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos viajaram 528 km até Belo Horizonte para acompanhar o processo de reconhecimento.

O vice-presidente da Irmandade, Seu Olímpio, diz que “a história do povo de Chapada do Norte é que foi reconhecida”. O retorno à cidade está sendo aguardado com muita expectativa por toda a comunidade. O próximo passo é agendar uma reunião com os demais membros da Irmandade para desenvolver trabalhos de educação patrimonial em escolas da região, aponta Seu Olímpio.

Notícia completa em: Divirta-se uai!


0 comentário sobre “Festa religiosa tradicional é declarada Patrimônio Cultural em Minas”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Patrimônio Cultural

O que realmente importa no Patrimônio Cultural?

O que realmente importa no Patrimônio Cultural? Se você está lendo este post, é porque você se interessa por Patrimônio Cultural. Mas nem todo mundo se importa com esse tema. Aliás, a maioria das vezes Leia mais…

Patrimônio Cultural

Canoas: Interstícios de uma Ferrovia

Recentemente, os historiadores Israel Tavares Boff e Airan Aguiar, que desenvolvem pesquisas relativas a Canoas e ao contexto socioeconomico da região metropolitana no século XIX, escrutinaram vasta documentação do Poder Legislativo de Porto Alegre, encontrando Leia mais…

Literatura

Entrevista com Zilá Bernd: A representatividade de João Ubaldo Ribeiro

O baiano João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro,  escritor, jornalista e roteirista, formado em direito, faleceu no último dia 18 de julho de 2014. João Ubaldo era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras Leia mais…