Como fazer de um museu um lugar aberto e criativo?

Museomix

Equipes de designers, entusiastas, artistas, curadores e pessoas criativas: como fazê-los envolverem-se de alguma forma?

E como convidá-los a criar, em tempo hábil e, dentro de um ambiente propício, novas e inusitadas maneiras de visitar um museu?

E por fim, como ajudar os seus visitantes a tornarem-se os seus usuários, afim de sentirem-se parte do museu?

Esses questionamentos mobilizaram profissionais a discutirem novas possibilidades de mediação que pudessem propiciar experiências verdadeiras e inspiradoras a seus visitantes. Daí o surgimento do “Museomix”.

O projeto  foi fundado em 2011 por diferentes entidades que trabalham nos setores de cultura e inovação. Ele agora é dirigido por entusiastas da arte e da história, curadores de museus, inovadores, designers, programadores, líderes comunitários e também conta com o apoio do Ministério da Cultura da França.

Ao longo de três dias consecutivos de evento, os participantes dos projetos co-criam e testam novas formas exposições.

No terceiro dia, os protótipos são implementados diretamente em alguns museus, permitindo aos visitantes testá-los.

museomixA primeira edição do “Museomix” aconteceu no museu Les Arts Décoratifs, em Paris, em novembro de 2011. A segunda  em Lyon em outubro de 2012, no Musée Gallo-Romain.

Em 2013, o “Museomix” será realizado simultaneamente em cinco cidades da Europa e no Quebec nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2013, no Museu da Civilização. É uma inovação aberta e participativa para o mundo dos museus e dispositivos digitais, organizado pela e para a comunidade.

A ideia é que os museus podem vir a trabalhar de forma diferente: através de experiências e momentos reveladores e inesquecíveis!

Para quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto, acesso o site:  Museomix.com

 

 


0 comentário sobre “Você sabe o que é “Museomix”?”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Museus

“Se o clima for favorável”: Alunos visitam a 9a Bienal do Mercosul

Por ocasião da 9º Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, os alunos de Mestrado em Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle, realizaram uma visita aos locais onde a edição desse ano está acontecendo. Acompanhados pela professora Leia mais…

Museus

Casa das Artes Villa Mimosa – Canoas: Patrimônio, Memória e Cultura

Na última quarta-feira, dia 02 de outubro, os alunos do mestrado em Memória Social e Bens Culturais, do Unilasalle, que estudam, em uma das suas disciplinas, espaços de  memória e cultura, realizaram uma visita, juntamente com Leia mais…

Fotografia & Artes Visuais

“Paris em Cena”, em Quebec!

O Museu da Civilização (Quebec/Canadá) apresenta mais uma mostra de significativo valor para a humanidade. Uma exposição imersiva, que possibilita a seus visitantes um mergulho de cabeça na agitação e energia da Belle Époque Paris! Leia mais…