centro - são luisNo último dia 10 de junho o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Maranhão, Kátia Bogea, assinaram um termo de compromisso que visa à preservação do Patrimônio Cultural da região.

A parceria cria articulações com a sociedade e viabiliza a execução das obras previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas em São Luís, pois um dos objetivos também é a implantação de tal programa. O termo cooperativo visa, ainda, promover o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico e entre as ações do Programa estão a conservação do Teatro João do Vale e a restauração da fachada de azulejo do sobrado da Praça João Lisboa.

Para o prefeito a parceria representa compromisso da gestão em zelar pelo patrimônio histórico da cidade e para a superintendente do IPHAN do Maranhão, devido ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade, a responsabilidade em executar políticas públicas que reservem o patrimônio é ainda maior.

O Centro Histórico de São Luís recebeu, em 1997, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Para ler a notícia na íntegra, acesse: Jornal Pequeno e Prefeitura de São Luís

Categorias: Patrimônio Cultural

0 comentário sobre “Prefeitura de São Luís do Maranhão assina termo de preservação do Centro Histórico com IPHAN”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Patrimônio Cultural

O que realmente importa no Patrimônio Cultural?

O que realmente importa no Patrimônio Cultural? Se você está lendo este post, é porque você se interessa por Patrimônio Cultural. Mas nem todo mundo se importa com esse tema. Aliás, a maioria das vezes Leia mais…

Patrimônio Cultural

Canoas: Interstícios de uma Ferrovia

Recentemente, os historiadores Israel Tavares Boff e Airan Aguiar, que desenvolvem pesquisas relativas a Canoas e ao contexto socioeconomico da região metropolitana no século XIX, escrutinaram vasta documentação do Poder Legislativo de Porto Alegre, encontrando Leia mais…

Literatura

Entrevista com Zilá Bernd: A representatividade de João Ubaldo Ribeiro

O baiano João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro,  escritor, jornalista e roteirista, formado em direito, faleceu no último dia 18 de julho de 2014. João Ubaldo era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras Leia mais…