Caprichoso-GarantidoTombados como Patrimônio Cultural do Amazonas pelo Decreto nº 33.684, de 26 de junho de 2013, assinado pelo governador do Estado e publicado no Diário Oficial de Amazonas, os dois bois-bumbás, Caprichoso e Garantido, que são essenciais do Festival Folclórico de Parintins, terão também, além de um novo Bumbódromo, um projeto de espaço para arquivo de peças e documentos à disposição da população.

Tal Decreto é um reconhecimento histórico da importância para a cultura e a economia regional do Festival, que é um dos maiores festejos popular do Brasil, e o maior evento folclórico da região norte. O Festival leva, por ano, para Parintins mais de 70 mil turistas, segundo estimativas da AmazonasTur.

Caberá a Secretaria de Estado de Cultura divulgar e promover o Complexo Cultural dos bois-bumbás de forma ampla, visando à popularização do conhecimento sobre o bem registrado e articular, junto às demais esferas do governo, as ações necessárias à salvaguarda desses novos bens culturais.

 Acesse a notícia completa em: A Crítica e G1 Amazonas.

Categorias: Patrimônio Cultural

0 comentário sobre “Bois-bumbás de Parintins, Caprichoso e Garantido, são Patrimônio Cultural do Amazonas”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Patrimônio Cultural

O que realmente importa no Patrimônio Cultural?

O que realmente importa no Patrimônio Cultural? Se você está lendo este post, é porque você se interessa por Patrimônio Cultural. Mas nem todo mundo se importa com esse tema. Aliás, a maioria das vezes Leia mais…

Patrimônio Cultural

Canoas: Interstícios de uma Ferrovia

Recentemente, os historiadores Israel Tavares Boff e Airan Aguiar, que desenvolvem pesquisas relativas a Canoas e ao contexto socioeconomico da região metropolitana no século XIX, escrutinaram vasta documentação do Poder Legislativo de Porto Alegre, encontrando Leia mais…

Literatura

Entrevista com Zilá Bernd: A representatividade de João Ubaldo Ribeiro

O baiano João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro,  escritor, jornalista e roteirista, formado em direito, faleceu no último dia 18 de julho de 2014. João Ubaldo era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras Leia mais…