Quais dessas imagens estão associadas com o passado e a identidade de Quebec?

photo-1_ok

O Museu da Civilização, em parceria com a Universidade de Laval (Quebec), lançou em 2012 um projeto de pesquisa sobre a representação de Quebec e sua história, aos olhos de seus visitantes.

As imagens, algumas bem conhecidas, outras um tanto surpreendentes, foram cuidadosamente selecionados por um grupo de especialistas: Donald Fyson, Johanne Daigle e Jocelyn Létourneau da disciplina de história da Universidade de Laval. Eles buscaram uma variedade de temas para compor os painéis, tais como: vida rural, vida cotidiana, cultura, nacionalismo e modernidade.

Entre os 60 quadros da mostra, o visitante pode selecionar até 10 imagens que julga serem mais representativas na história do Quebec. Também fica livre para escolher cinco imagens às quais acredita não ter grande representatividade.

Para completar o trabalho de campo, uma pesquisa na web também foi disponibilizada para obter as seleções de imagens de uma variedade maior de pessoas.

Para acessar à pesquisa e conhecer as imagens relacionadas com Quebec, acesse clicando aqui.

Ao final do post, nos perguntamos: e se fizéssemos essa pesquisa por aqui?  como o visitante enxerga a nossa cidade? o que ele sabe sobre a sua história? quais imagens lhe são mais familiares? e quais nunca imaginou existir?

Abraços e até a próxima!


0 comentário sobre “O Muro das Representações: Imagens de Quebec!”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Patrimônio Cultural

O que realmente importa no Patrimônio Cultural?

O que realmente importa no Patrimônio Cultural? Se você está lendo este post, é porque você se interessa por Patrimônio Cultural. Mas nem todo mundo se importa com esse tema. Aliás, a maioria das vezes Leia mais…

Patrimônio Cultural

Canoas: Interstícios de uma Ferrovia

Recentemente, os historiadores Israel Tavares Boff e Airan Aguiar, que desenvolvem pesquisas relativas a Canoas e ao contexto socioeconomico da região metropolitana no século XIX, escrutinaram vasta documentação do Poder Legislativo de Porto Alegre, encontrando Leia mais…

Literatura

Entrevista com Zilá Bernd: A representatividade de João Ubaldo Ribeiro

O baiano João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro,  escritor, jornalista e roteirista, formado em direito, faleceu no último dia 18 de julho de 2014. João Ubaldo era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras Leia mais…