03

A relação do “rio” e do arquipélago com a urbe e seus citadinos, as muitas fases da história do lugar, como a contígua Casa de Correção (antiga “masmorra” da cidade, Cadeia Pública ou Cadeião, como alguns descrevem), a usina, antes fornecedora de energia elétrica e hoje palco de exposições e intervenções culturais e artísticas, a imponente chaminé que, mesmo desativada, é considerada um dos maiores símbolos representativos de Porto Alegre, fazem das paisagens do gasômetro um verdadeiro palimpsesto.

05Instigados pelas professoras a perceberam o Gasômetro a partir de um novo olhar, mais sensível e com novas possibilidades de interpretações e percepções, os alunos da disciplina de “Paisagens e Identidades Urbanas”, do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais, do Unilasalle Canoas, fizeram a sua 1a saída de campo no último sábado, dia 05 de abril, com um roteiro que percorreu os espaços da usina e o seu entorno.

O grupo, composto pelos alunos Alana da Fonseca, Berenice Machado Rolim, Rosangela Bratkowski, Paulo Ritter, Medianeira Goulart, Izilda Bevilacqua e Luciana Gransotto (como monitora) e  pelas professoras, Nádia Maria Weber Santos e Maria Luiza Berwanger da Silva, teve o privilégio de contar com a presença de Celina Cabrales, coordenadora da Usina do Papel, que narrou a história das paisagens do Gasômetro, suas experiências e vivências nesse lugar tão presente no imaginário, na memória  individual e coletiva da cidade.

02

04Para finalizar o roteiro da saída de campo: uma visita à exposição “Gênesis” do fotógrafo Sebastião Salgado, que faz parte da programação do 7o FestFotoPOA. São mais de 240 fotografias realizadas em 39 ensaios-reportagens, entre o período de 2004 a 2012 e que passou por cinco núcleos geográficos (África, Ásia, Américas, Oceania e Antártica), priorizando lugares remotos e povos isolados.

Em breve o grupo fará a sua 2a saída de campo: um roteiro que percorrerá os principais pontos históricos e memoriais da Rua da Praia (atual Rua dos Andradas).

06

Por Luciana Gransotto e Nádia Maria Weber Santos

Fotografias: Luciana Gransotto Nádia Maria Weber Santos e Paulo Roberto Ritter


0 comentário sobre “Os Palimpsestos do Gasômetro”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Patrimônio Cultural

O que realmente importa no Patrimônio Cultural?

O que realmente importa no Patrimônio Cultural? Se você está lendo este post, é porque você se interessa por Patrimônio Cultural. Mas nem todo mundo se importa com esse tema. Aliás, a maioria das vezes Leia mais…

Patrimônio Cultural

Canoas: Interstícios de uma Ferrovia

Recentemente, os historiadores Israel Tavares Boff e Airan Aguiar, que desenvolvem pesquisas relativas a Canoas e ao contexto socioeconomico da região metropolitana no século XIX, escrutinaram vasta documentação do Poder Legislativo de Porto Alegre, encontrando Leia mais…

Literatura

Entrevista com Zilá Bernd: A representatividade de João Ubaldo Ribeiro

O baiano João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro,  escritor, jornalista e roteirista, formado em direito, faleceu no último dia 18 de julho de 2014. João Ubaldo era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras Leia mais…