Fora dos Trilhos 2015“Pensar fora da caixa” também é promover uma educação “fora dos trilhos”. Entre os dias 08 e 11/06, os cursos de Ciências Sociais Aplicadas do Unilasalle promovem o evento Fora dos Trilhos 2015: Ética e Corrupção. O objetivo, segundo o Prof Lucas Graeff, é inaugurar e consolidar um momento anual de reflexões acadêmicas e culturais, de forma multidisciplinar, integrada e sem barreiras para o conhecimento.

A programação foi definida partindo do tema transversal Ética e Corrupção, e das experiências de coordenadores de curso, em particular os do Direito, Relações Internacionais e Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais. Os organizadores do evento acreditam que os graduandos, pós-graduandos e egressos da Instituição precisam se abrir para novos horizontes, novas práticas e novas ousadias em um mundo pautado pela diversidade cultural e pela globalização econômica.

“Em outras palavras, quem passa pela universidade deve desenvolver a liberdade de pensamento e de imaginação até as últimas consequências, participando de atividades heterogêneas e diversificada ao longo de toda a sua formação”, explica o Prof. Lucas. Ele diz que a confluência entre os diferentes temas que serão abordados durante os dias de evento se dá pela convicção que o Unilasalle se tornará universidade e deve dispor de um ambiente universitário, onde as separações entre disciplinas não devem separar os alunos e suas experiências de universidade.

Os benefícios de uma reflexão transdisciplinar sobre a ética e a corrupção são vários, detalha o professor.  “Entre eles: perceber que não se trata de fenômenos isolados ou de responsabilidade meramente individual, derivando da maneira pela qual uma determinada sociedade se organiza, se produz e se imagina; refletir criticamente sobre o ponto de vista de especialistas, que conseguem enxergar a ética e a corrupção no limite de suas formações disciplinares; e, por extensão, aceitar a hipótese de que não há princípios universais ou leis gerais que definam invariavelmente as ações humanas, ou seja, que ética e corrupção não são prevenidas por leis e decretos”, conclui.

A programação inclui a apresentação do violonista Felipe Duarte seguida da palestra de Luciano Vaz Ferreira sobre Corrupção e Negócios Internacionais, no primeiro dia (08/06). O segundo dia o debate será sobre o documentário Sem Pena, de Eugênio Puppo, que será exibido no Auditório Arsênio Both. No dia 10/06, está prevista uma visita guiada à exposição no Espaço Cultural da Biblioteca e na sequencia a participação no Internacional Coffee Hour. E para encerrar, também no Espaço Cultural, acontecerá uma Feira de HQs e cosplay e em seguida uma palestra sobre Histórias em quadrinho, Ética e Sociedade com a participação de Daniel HDR e do grupo de pesquisa sobre arte sequencial e cultura.

Confira a programação e inscreva-se.

Do site do Unilasalle: http://www.unilasalle.edu.br/canoas/noticias/primeiro-fora-dos-trilhos-unilasalle/


0 comentário sobre “Primeira edição do evento tem tema transversal e programação multidisciplinar”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Cinema

ComicCon RS Docs

Neste postagem iremos apresentar o documentário “CCRS DOCS“, produzido pelo produtor de vídeos e fotógrafo Dênis Pimenta, amante de eventos de cultura pop e frequentador de eventos sobre esse tema á quase 20 anos. Dênis ganhou Leia mais…

Divulgação de eventos

Arte Sesc promove intensa agenda em Canoas no mês de março

Arte Sesc promove intensa agenda em Canoas no mês de março Programação contemplará espetáculos de teatro e música, oficinas, literatura e cinema   O Arte Sesc – Cultura por toda parte preparou ampla programação cultural Leia mais…

Divulgação de eventos

Universos Paralelos

Universos Paralelos – dois mundos se colidiram   Será possível unir cultura pop com sala de aula? Histórias em quadrinhos e práticas educacionais? Seria estranho comentar que é isso seria possível? Em abril de 2016, Leia mais…