O Centro Universitário La Salle tem um histórico de protagonizar encontros entre cultura pop e educação. A instituição sediou as primeiras edições do Anime Extreme, do Anime RS e do Anima Heroes; dispõe de uma linha de pesquisa Memória e Linguagens Culturais, que  investiga a pluralidade das linguagens humanas – verbal (comunicativa e expressiva), virtual, imagética, pictórica, cinematográfica, arquitetônica – em perspectivas inter, multi e trans-disciplinares; e, desde 2015, co-sedia o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Artes Sequenciais, Mídia e Cultura pop, em parceria com as Faculdades EST.

Por meio das relações entre o Observatório Cultural, o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais e o projeto Unilasalle Cultural, impôs-se um novo eixo colaborativo relacionando Cultura Pop, Educação e Arte Sequencial. As primeiras atividades institucionais articuladas em torno desse eixo foram a participação de Daniel HDR no Fora dos Trilhos, em 2015, reuniões de grupo de pesquisa do Grupo Artes Sequenciais e a realização da primeira edição do Universos Paralelos, realizada nos dias 8 e 9 de abril de 2016.

Universos Paralelos

O Universos Paralelos se apresentou como a primeira convenção de arte sequencial com perfil pedagógico do país. Contou  com um público de em torno de mil pessoas oriundas da Região Metropolitana de Porto Alegre e de outras regiões do país, como Maranhão, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina. Para 2017, a ideia é reeditar o evento e ampliar a difusão das discussões relacionando a cultura pop e educação. Além da formação docente, o evento continuará reunindo públicos interessados no tema, convidando-os a refletir sobre o uso dos das diferentes linguagens culturais na formação social.