Unilasalle Cultural

O Unilasalle Cultural opera através de conjunto de atividades transversais e eventos-âncora. A ideia é que elas funcionem para que os parceiros internos e externos possam projetar suas atividades nesse quadro e, desde então, ganhar força nos processos internos, na divulgação do evento e no reconhecimento de suas marcas.

Conheça a agenda de eventos do Unilasalle Cultural:

   
College Week

Acolher e dar espaço à convivência dos acadêmicos que chegam ao Unilasalle: esta é a ideia do projeto de recepção aos novos alunos, o College Week. A recepção é feita por funcionários e acadêmicos, que recebem os alunos nos principais acessos com a entrega da Revista Intervalo. Além disso, estarão aptos a orientar os novos alunos sobre suas principais dúvidas.

Além da recepção, o College Week promove o Palco Aberto, que promove atividades artísticas, projetos culturais e outros frutos da criatividade acadêmica.

Última semana de fevereiro a primeira semana de março
Semana da Dança

A semana da dança é dedicada ao dia nacional da dança. O Unilasalle Cultural traz ao campus central diversos estilos de expressão corporal e propostas de aprendizagem através da dança. Participe!

Na semana do dia 29 de abril
Mês de La Salle

15 de maio é o dia que celebramos a ocasião em que São João Batista de La Salle foi declarado patrono de todos os educadores pelo Papa Pio XII, em 1950. No período de 10 de abril a 15 de maio, propomos atividades culturais, uma exposição sobre memórias da educação lassalista e momentos de oração. Venha compartilhar momentos de alegria e reflexão conosco!

10 de abril a 15 de maio
Universos paralelos

Universos Paralelos será o grande evento de abertura da Área de Educação e Cultura e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle. Nele, mergulha-se mundo da educação no universo da cultura pop, para se emergir com propostas metodológicas envolvendo arte sequencial e   audiovisuais. É a hora de descobrir o quanto o mundo acadêmico dialoga com a cultura pop!

CANCELADO (retorna em 2018)
Fora dos trilhos

Você já pensou em participar de uma semana acadêmica cheia de momentos de descontração e descobertas? Então esta é a sua chance: o Fora dos Trilhos é um evento permeado de atividades acadêmicas e culturais, que primam pela inter e transdisciplinaridade. Em 2016, nosso tema transversal será a vida universitária e os desafios das carreiras do futuro. Venha transformar o mundo com a gente!

29 de maio a 09 de junho
Escola de Inverno

É uma semana de apresentação de projetos de pesquisa e extensão universitárias para a comunidade externa, com foco na multidisciplinaridade e nos vínculos comunitários. Para quebrar o gelo e esquentar as discussões, as noites são abertas com apresentações de música, filmes, oficinas de artes cênicas e produções técnicas e tecnológicas (startups, empresas júnior, desenvolvimento de aplicativos, etc.). Venha celebrar o inverno com a gente!

10 a 14 de julho
College Week

Acolher e dar espaço à convivência dos acadêmicos que chegam ao Unilasalle: esta é a ideia do projeto de recepção aos novos alunos, o College Week. A recepção é feita por funcionários e acadêmicos, que recebem os alunos nos principais acessos com a entrega da Revista Intervalo. Além disso, estarão aptos a orientar os novos alunos sobre suas principais dúvidas.

Além da recepção, o College Week promove o Palco Aberto, que promove atividades artísticas, projetos culturais e outros frutos da criatividade acadêmica.

Última semana de julho e primeira semana de agosto
Semana da Responsabilidade social

Durante a Semana, discutimos as ações de inclusão social e a responsabilidade social de organizações e instituições. Além disso, são promovidas atividades culturais temáticas. Junte-se a nós!

Conforme calendário nacional
Mês Farroupilha

Além dos tradicionais galpão crioulo e da erva e água quente para o chimarrão, nossa Semana Farroupilha é composta por mesas-redondas e atividades culturais atravessadas pelas temáticas da história do Rio Grande do Sul e do gauchismo. Que tal ouvir uma declamação para lá de tradicional com nosso alunos e colaboradores gaudérios? Aguardamos você!

Mês de setembro
Exposição Farroupilha

Anualmente, o Museu e Arquivo Histórico promove uma exposição temática sobre elementos históricos referentes à Guerra dos Farrapos. O papel das mulheres durante a Revolução Farroupilha; o contexto histórico dos eventos e seus principais personagens; e a participação dos Lanceiros Negros nas batalhas estão entre os temas tratados. Venha visitar o Espaço Multicultural e descubra as diferentes facetas das nossas tradições!

4 a 22 de setembro
Família lassalista

Que tal uma tarde de atividades culturais e de lazer para comemorar a família lassalista? Aproveitando o Dia dos professores e o Dia das crianças, convidamos toda a comunidade lassalista para estar conosco. Participe!

Outubro ou novembro
Feira artística e cultural – SEFIC

A Semana Científica do Unilasalle é um evento que congrega o Salão e Feira de Iniciação Científica, onde são socializados trabalhos produzidos nas diversas áreas do conhecimento. O Projeto Unilasalle Cultural participa dessa efervescência instalando atividades artísticas e culturais no Campus da Universidade. Compartilhe experiências, pesquisas e vivências de saberes científicos de diferentes áreas do conhecimento enquanto descobre a diversidade cultural da nossa comunidade!

Terceira semana de Outubro
Semana da consciência negra

Semana dedicada à herança afrobrasileira e à comunidade negra. Nessa semana, você desfruta de apresentações de música, filmes e de artes cênicas relacionadas a essas temáticas. Venha descobrir conosco a diversidade da cultura brasileira!

20 a 24 de novembro
Escola de Verão

É uma semana de apresentação de projetos de pesquisa e extensão universitárias para a comunidade externa, com foco na multidisciplinaridade e nos vínculos comunitários. Para quebrar o gelo e esquentar as discussões, as noites são abertas com apresentações de música, filmes, oficinas de artes cênicas e produções técnicas e tecnológicas (startups, empresas júnior, desenvolvimento de aplicativos, etc.). Venha celebrar a primavera com a gente!

Dezembro ou janeiro