Unilasalle Cultural

O Unilasalle Cultural é um projeto de extensão da Universidade La Salle. Consiste no planejamento, organização, direção e controle de atividades artísticas e culturais realizadas nas dependências da Universidade e, conforme demanda, em outras espaços e instituições da Região Metropolitana de Porto Alegre.

O objetivo geral do projeto é gerar situações convidativas à convivência humanista, aos relacionamentos éticos, à qualidade de vida, à criatividade e à inovação. Mais especificamente, busca-se animar as vidas universitária e comunitária através de atividades artísticas e culturais; promover uma agenda unificada de eventos culturais e artísticos; ampliar e dar visibilidade às relações entre as vida acadêmica e a comunidade; e contribuir para a promoção da internacionalização e da diversidade cultural das atividades de ensino, pesquisa e extensão universitárias.

 
Contato: observatóriocultural@unilasalle.edu.br

Visão

A Universidade La Salle compõe-se de uma ampla gama de atividades e ambientes afeitos aos diferentes gostos e experiências de universidade. A visão do Unilasalle Cultural é conectar pessoas por meio de atividades artísticas e culturais diversificadas, ensejando o desejo de estudar, trabalhar e criar em uma Universidade de excelência, fundada em valores humanistas-cristãos e voltada para a internacionalização.

Atividades transversais e eventos-âncora

O Unilasalle Cultural opera através de conjunto de atividades transversais e eventos-âncora. A ideia é que elas funcionem para que os parceiros internos e externos possam projetar suas atividades nesse quadro e, desde então, ganhar força nos processos internos, na divulgação do evento e no reconhecimento de suas marcas.

As atividades transversais e eventos-âncora são: 1) College week: visa acolher e dar espaço à convivência dos acadêmicos que chegam ao Unilasalle. Ocorre semestralmente nas primeiras semanas letivas; 2) Palco Aberto: compõe o College Week, tratando-se de uma oportunidade para a apresentação de talentos culturais dos próprios alunos e egressos da Instituição, que podem inscrever suas bandas musicais, peças teatrais, apresentações de dança, shows de stand up comedy, entre outros; 3) Mês de La Salle: 15 de maio é o dia que celebramos a ocasião em que São João Batista de La Salle foi declarado patrono de todos os educadores pelo Papa Pio XII, em 1950. Anualmente, o Unilasalle promove um mês de celebrações dessa data junto à comunidade; 5) Fora dos Trilhos: o evento toma a forma em duas semanas de reflexões acadêmicas e culturais, que primam pela inter e transdisciplinaridade. Em 2015, o tema transversal foi Ética e Corrupção, contando com atividades de cinema, música, internacionalização e histórias em quadrinhos; 6) Escola de Inverno: consiste em uma semana de apresentação de projetos de pesquisa e extensão universitárias, com foco na multidisciplinaridade e nos vínculos comunitários. Em sua terceira edição, contará com atividades artísticas ao longo de toda a semana; 7) Semana Farroupilha: além dos tradicionais galpão crioulo e da erva e água quente para o chimarrão, o evento compõe-se de mesas-redondas e atividades culturais atravessadas pelas temáticas da história do Rio Grande do Sul e do gauchismo; 8) Semana da Inclusão e da Responsabilidade Social: durante a Semana, discute-se as ações de inclusão social e a responsabilidade social de organizações e instituições. Além disso, são promovidas atividades culturais temáticas; 9) Feira Artística e Cultural – SEFIC: A Semana Científica do Unilasalle é um evento que traz experiências, pesquisas e vivências de saberes científicos de diferentes áreas do conhecimento O Projeto Unilasalle Cultural participa dessa efervescência instalando atividades artísticas e culturais no Campus da Universidade.

Como participar?

O Unilasalle Cultural está aberto para receber pessoas e instituições em suas instalações. A equipe trabalha com parcerias interinstitucionais e agendamentos pontuais de atividades de cinema, música, artes cênicas, artes plásticas etc. Em ambos os casos, a organização prevê um prazo de dois a três meses de antecedência com vistas a garantir a qualidade da recepção dos artistas e da divulgação da atividade junto a diferentes públicos. O email de contato é observatóriocultural@unilasalle.edu.br

A lista abaixo indica a disponibilidade de espaços e as atividades culturais sugeridas para cada um deles:

Local

Atividades culturais sugeridas

Salão de Atos

Cinema, Música instrumental, Música Amplificada (com restrições técnicas), Teatro (com restrições técnicas).

Área Coberta

Música amplificada, Música Instrumental, Teatro, Instalações de Artes Visuais (com restrições de segurança), Exposições Indústria Criativa (com restrições de segurança).

Prédio Histórico / Saguão

Música instrumental, Teatro, Instalações de Artes Visuais.

Auditório Ir. Bruno Ruedell

Cinema, Música Instrumental, Música Amplificada (com restrições técnicas), Teatro (com restrições técnicas).

Capela São José

Atividades sacras, Música Instrumental.

Biblioteca / jardim

Música Instrumental, Teatro de Rua, Instalações de Artes Visuais (com restrições de segurança).

Biblioteca / Espaço Cultural

Música instrumental, Teatro, Exposições de Artes Visuais , Instalações de Artes Visuais.

Biblioteca / Andares e corredores

Exposições de Artes Visuais, Instalações de Artes Visuais.

Restaurante Qoppa

Música Instrumental, Exposições de Artes Visuais.

Auditório Ir. Arsênio Both

Cinema.

Área de Convivência do Prédio 15

Música amplificada, Música Instrumental, Teatro de Rua, Instalações de Artes Visuais (com restrições de segurança).

0 comentário sobre “Unilasalle Cultural”

Deixe uma resposta