Roda de Capoeira em Stº. Amaro Foto RitaBarretoUm dos principais símbolos da cultura brasileira, a capoeira afastou o preconceito e recebeu o merecido reconhecimento público. Hoje, é reconhecida como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, sendo o 14º bem cultural registrado no Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Iphan) e Ministério da Cultura (MinC). Um registro que incluiu o trabalho desempenhado pelos mestres da capoeira no Livro dos Saberes e da roda de capoeira no Livro das Formas de Expressão.

Através desse reconhecimento, a Capoeira receberá uma série de benefícios do Ministério da Cultura. O primeiro deles será a criação de um Centro Nacional de Referência da Capoeira, bem como um programa de incentivo à prática da Capoeira no mundo todo. Além disso, a preservação da biriba, madeira utilizada na fabricação do berimbau, terá um plano de manejo específico.

Mais informações em: Bahia


0 comentário sobre “Capoeira, Patrimônio Cultural da Bahia”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Patrimônio Cultural

O que realmente importa no Patrimônio Cultural?

O que realmente importa no Patrimônio Cultural? Se você está lendo este post, é porque você se interessa por Patrimônio Cultural. Mas nem todo mundo se importa com esse tema. Aliás, a maioria das vezes Leia mais…

Patrimônio Cultural

Canoas: Interstícios de uma Ferrovia

Recentemente, os historiadores Israel Tavares Boff e Airan Aguiar, que desenvolvem pesquisas relativas a Canoas e ao contexto socioeconomico da região metropolitana no século XIX, escrutinaram vasta documentação do Poder Legislativo de Porto Alegre, encontrando Leia mais…

Literatura

Entrevista com Zilá Bernd: A representatividade de João Ubaldo Ribeiro

O baiano João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro,  escritor, jornalista e roteirista, formado em direito, faleceu no último dia 18 de julho de 2014. João Ubaldo era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras Leia mais…