Museum Day Camp

Crianças podem conhecer a história, rituais e cultura da sua cidade através dos livros e ensinamentos teóricos, mas também vivenciando de forma coletiva e descontraída. Teatro, dança e jogos de improvisação são uma forma de instigar a criatividade e o imaginário, além de fazê-las compreender como se construiu a identidade do lugar onde nasceram e hoje vivem.

E é justamente essa a proposta do McCord Museum Montreau (Quebec). “Museum Day Camp”: disponibilizar atividades para crianças entre 05 a 12 anos, a fim de que elas experienciem o passado de uma forma totalmente diferente, inusitada e muito divertida.
Histórias serão contadas e enigmas e mistérios escondidos dentro de sua própria cidade serão desvendados!

Dois programas serão oferecidos ao longo dos dias do evento:

Elegância, desfiles e rituais:
Nos dias dessa programação, as crianças estarão vestidas à caráter: de cocares indígenas tradicionais a trajes completos da época. O objetivo é mostrar que cada peça de roupa tem um significado especial e que ela faz parte de um ritual. Através das exposições “Vestindo nossa identidade”, “As Primeiras Coleções Populares” e “Grace Kelly – Além do ícone” e “Chapéus!”, as crianças poderão explorar as várias finalidades e implicações das roupas usadas em uma série de circunstâncias. Elas também criarão um acessório e planejarão um desfile de rituais para o final do evento.

Enigmas Urbanos:
O que exatamente é o Golden Square Mile? Hochelaga é simplesmente um bairro da cidade?
Estimuladas por vários mistérios, as crianças se tornarão detetives e revelarão fatos pouco conhecidos sobre a cidade de Montreal. Elas irão explorar a exposição “Montreal – Pontos de Vista”, a exposição ao ar livre do Museu McCord ao longo McGill Avenue e a majestosa arquitetura das casas da região, muitas das quais hoje estão integradas a estruturas modernas. Suas descobertas levarão a sua imaginação a “construir um modelo de uma cidade ideal”. Usando efeitos de luz e sombra, irão desfrutar da ampliação e alteração de sua cidade como quiserem.

Durante os dias de participação, serão feitas paradas nos parques da cidade para almoçar e interagir com jogos e brincadeiras. Para encerrar a semana, os pais serão convidados a prestigiar as criações de seus filhos em primeira mão!

O evento acontecerá de 02 de julho a 23 de agosto de 2013 e terá a condução de monitores bilíngues (francês e inglês).

Fonte: Mccord Museum


1 comentário sobre ““Museum Day Camp: As crianças desvendando os enigmas da cidade!””

Ulisses Caetano · 3 de maio de 2013 às 02:32

Que máximo esse seu texto Luciana.
Imagino esse trabalho sendo feito no museu da tecnologia da PUC, com as crianças da periferia de POA.
Quem sabe a prefeitura de Porto nao investe nessa ideia.

Um abraço e continue sempre acreditando na cultura, ela é uma maneira muito divertida de reforço da nossa memória coletiva.

Um abraço do seu seguidor intelectual.

Ulisses

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Patrimônio Cultural

O que realmente importa no Patrimônio Cultural?

O que realmente importa no Patrimônio Cultural? Se você está lendo este post, é porque você se interessa por Patrimônio Cultural. Mas nem todo mundo se importa com esse tema. Aliás, a maioria das vezes Leia mais…

Patrimônio Cultural

Canoas: Interstícios de uma Ferrovia

Recentemente, os historiadores Israel Tavares Boff e Airan Aguiar, que desenvolvem pesquisas relativas a Canoas e ao contexto socioeconomico da região metropolitana no século XIX, escrutinaram vasta documentação do Poder Legislativo de Porto Alegre, encontrando Leia mais…

Literatura

Entrevista com Zilá Bernd: A representatividade de João Ubaldo Ribeiro

O baiano João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro,  escritor, jornalista e roteirista, formado em direito, faleceu no último dia 18 de julho de 2014. João Ubaldo era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras Leia mais…