Expressão de religiosidade e de fé, a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, do município de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha (MG), foi aprovada, na última quarta-feira, 08/05, como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas. A decisão do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) foi unânime.
Durante 15 dias, são realizadas novenas, leilões, coroação, distribuição de doces, lavagem da Igreja e eventos típicos do festejo. A festa foi reconhecida pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha – MG), dez membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos viajaram 528 km até Belo Horizonte para acompanhar o processo de reconhecimento.
O vice-presidente da Irmandade, Seu Olímpio, diz que “a história do povo de Chapada do Norte é que foi reconhecida”. O retorno à cidade está sendo aguardado com muita expectativa por toda a comunidade. O próximo passo é agendar uma reunião com os demais membros da Irmandade para desenvolver trabalhos de educação patrimonial em escolas da região, aponta Seu Olímpio.
Notícia completa em: Divirta-se uai!
0 comentário sobre “Festa religiosa tradicional é declarada Patrimônio Cultural em Minas”