OlindaA falta de cuidado na manutenção dos imóveis e das peças arquitetônicas inseridos no Sítio Histórico de Olinda colocou em risco o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade do local. Motivo este que levou a deputada Terezinha Nunes a solicitar uma audiência para discutir a conservação do patrimônio de Olinda na Assembleia Legislativa do município.

Há 30 anos, Olinda foi agraciada com o título pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Porém, os olindenses estão preocupados com a situação do Sítio Histórico, que corresponde a  4,7% da área total do município.

A possibilidade da perda do título foi apresentada pela imprensa local e, com base em auditorias, o Ministério Público de Contas (MPCO) encaminhou um ofício à Unesco questionando a manutenção do título.

O cenário de má conservação não é novidade, tanto para os cidadãos olindenses quanto para os turistas que visitam o município, em virtude disso, a audiência, que aconteceu em 13 de maio, serviu para debater a implementação de melhorias para Olinda.

Notícias disponíveis em: Diário de Pernanbuco e em JC Online.

Categorias: Patrimônio Cultural

0 comentário sobre “Situação do Sítio Histórico de Olinda é discutida em Audiência Pública”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Patrimônio Cultural

O que realmente importa no Patrimônio Cultural?

O que realmente importa no Patrimônio Cultural? Se você está lendo este post, é porque você se interessa por Patrimônio Cultural. Mas nem todo mundo se importa com esse tema. Aliás, a maioria das vezes Leia mais…

Patrimônio Cultural

Canoas: Interstícios de uma Ferrovia

Recentemente, os historiadores Israel Tavares Boff e Airan Aguiar, que desenvolvem pesquisas relativas a Canoas e ao contexto socioeconomico da região metropolitana no século XIX, escrutinaram vasta documentação do Poder Legislativo de Porto Alegre, encontrando Leia mais…

Literatura

Entrevista com Zilá Bernd: A representatividade de João Ubaldo Ribeiro

O baiano João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro,  escritor, jornalista e roteirista, formado em direito, faleceu no último dia 18 de julho de 2014. João Ubaldo era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras Leia mais…