Senhor do BonfimCom origem na Idade Média, na península ibérica, associado à devoção do Senhor Bom Jesus ou Cristo Crucificado, o evento é realizado desde o ano de 1745 e atrai para Salvador o maior número de turistas, perdendo apenas para o Carnaval.

A Festa começa um dia após o Dia dos Santos Reis e termina no segundo domingo depois da Epifania, no Dia do Senhor do Bonfim. Reúne devotos do catolicismo e do candomblé e envolve diversas expressões culturais. A Novena, o Cortejo, a Lavagem, os Ternos de Reis e a Missa Solene são os elementos básicos, fundadores e estruturantes do evento.

Os fiéis que acompanham todos os anos a Festa já podem comemorar, pois o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN, aprovou, no último dia 5, o registro da celebração como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Confira mais informações em: iBahia e IPHAN


0 comentário sobre “Festa do Senhor do Bonfim é nomeada Patrimônio Cultural Brasileiro”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Patrimônio Cultural

O que realmente importa no Patrimônio Cultural?

O que realmente importa no Patrimônio Cultural? Se você está lendo este post, é porque você se interessa por Patrimônio Cultural. Mas nem todo mundo se importa com esse tema. Aliás, a maioria das vezes Leia mais…

Patrimônio Cultural

Canoas: Interstícios de uma Ferrovia

Recentemente, os historiadores Israel Tavares Boff e Airan Aguiar, que desenvolvem pesquisas relativas a Canoas e ao contexto socioeconomico da região metropolitana no século XIX, escrutinaram vasta documentação do Poder Legislativo de Porto Alegre, encontrando Leia mais…

Literatura

Entrevista com Zilá Bernd: A representatividade de João Ubaldo Ribeiro

O baiano João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro,  escritor, jornalista e roteirista, formado em direito, faleceu no último dia 18 de julho de 2014. João Ubaldo era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras Leia mais…