Fontes insubstituíveis de vida e inspiração, o patrimônio cultural e natural são a nossa herança do passado. Apresentam locais diversificados e extraordinários, como o Parque Nacional Serengeti, na África, as Pirâmides do Egito, a Grande Barreira de Corais na Austrália e as Catedrais Barrocas da América Latina.
Durante a 37ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada de 16 a 27 de junho desse ano pela UNESCO, em Phnom Penh e Siem Reap, Camboja, 19 novos sítios foram acrescidos à Lista. Com isso, passamos a ter um total de 981 bens, divididos em 759 culturais, 193 naturais e 29 mistos.
Entre os bens culturais, foram selecionados os candidatos, incluindo:
Medici Villas e Jardins na Toscana (Itália)
Doze moradias e dois jardins de recreio espalhados por todo o lado do país toscano compõem este sitio, que é um testemunho da influência da família Medici exercida sobre a cultura europeia moderna.
Fujisan, lugar sagrado e fonte de inspiração artística (Japão)
A beleza do deserto, muitas vezes cobertas de neve, vulcão, conhecido em todo o mundo como o Monte Fuji, há muito tempo inspirou artistas, poetas e foi objeto de peregrinações.
Universidade de Coimbra (Portugal)
Situada em uma colina com vista para a cidade, a Universidade de Coimbra, cresceu e evoluiu ao longo de mais de sete séculos dentro da cidade antiga.
Tserkvas de madeira da Região dos Cárpatos (Polônia e Ucrânia)
Situado na Europa Oriental, possui uma seleção de 16 tserkvas, construídas com troncos de madeira horizontais pelas comunidades católicas e ortodoxas gregas.
Entre os Bens Naturais que foram inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, destacam-se:
Monte Etna (Itália)
É um local icônico abrangendo 19.237 hectares desabitadas na parte mais alta do Monte Etna, na costa oriental da Sicília.
Namib Sand Sea (Namíbia)
Único deserto costeiro do mundo, que inclui extensos campos de dunas influenciados pelo nevoeiro.
Acesse ao site da UNESCO e veja a lista completa dos novos sítios considerados Patrimônio da Humanidade.
1 comentário sobre “Patrimônio Cultural e Natural: UNESCO registra novos sítios”
Ulises · 29 de julho de 2013 às 00:27
Luciana, fico sempre muito feliz em ler seus posts sobre cultura, memória e significado.
Continue assim, sempre vibrante e acreditando que a cultura é realmente importante para nossa memória coletiva de significado.
Ulisses