12644250

Na última quarta-feira, dia 02 de outubro, os alunos do mestrado em Memória Social e Bens Culturais, do Unilasalle, que estudam, em uma das suas disciplinas, espaços de  memória e cultura, realizaram uma visita, juntamente com a coordenadora do curso e também professora, Cleusa Graebin, em uma das casas históricas tompadas pelo Patrimônio Histórico Municipal de Canoas/RS. A visita foi mediada pelo artista plástico, Fernando Lima.

IMG_2425Com um trabalho de quase um ano de restauração, um dos prédios mais antigos da cidade transformou-se em um espaço multicultural. A casa de mais de 100 anos e de estilo neoclássico – que serviu de moradia à família Ludwig – passou a chamar-se Casa das Artes Villa Mimosa, abrigando hoje um riquíssimo espaço artístico com salas de exposições, biblioteca, café, ateliê livre, sala multiuso e de multimeios. A estrutura, dispõe ainda de locais para a realização de oficinas de artes plásticas e de música, aulas para formação na área cultural e um telecentro para cultura digital.

IMG_2450A atual exposição, ENTRE enter/between, é uma intervenção que conecta o ontem e o hoje. Sua ambientação do passado da cidade reflete a edificação da Casa das Artes Villa Mimosa, em sua época original e atualiza-a no seu contexto urbano. O interior da Casa, impregnado de histórias particulares, serve de pretexto à invenção poética na criação de várias ambiências. Veraneio, estação de trem, armazém, a arquitetura, são trabalhados de forma imaginativa, a partir de uma linguagem contemporânea: composição da arte digital e videoarte com a ludicidade, poesia e experiências cênicas.

IMG_2451

O convite parte da rua: entre, e passeia entre o que for possível através das relações de cada um se dispuser a estabelecer com o que nela é exposto.

A artista que criou a exposição, Liana Timm, é arquiteta, especialista em arquitetura habitacional e mestre em Educação (Ufrgs). É também artista multimídia, poeta e designer. Nesse projeto ela conta com a assessoria conceitual de Janaina Pelizzon para a programação da casa, que se dará em nível cultural e educacional, e com a direção de Graça Nunes, Carlota Albuquerque e Adriane Mótolla para as experiências cênicas.

photoIntegrando as ações de registro e preservação histórica do prédio, a Prefeitura também lançou o livro “Casa de Artes Vila Mimosa”. Em papel couchê, a obra tem 106 páginas, com dados históricos e patrimoniais, fotos e depoimentos desse importante patrimônio público municipal.

Informações para visitas:
Local: Casa das artes Villa Mimosa.
Endereço:  Avenida Guilherme Schell, 6270, Centro – Canoas/RS.
Período: 16 de agosto de 2013 a 31 de janeiro de 2014.
Horário: das 09h às 19h.

Todas as programações são gratuitas.
* Para garantir a acessibilidade universal, a residência ganhou elevador e todos os banheiros foram reformados para permitir a mobilidade a todas as pessoas.


2 comentários sobre “Casa das Artes Villa Mimosa – Canoas: Patrimônio, Memória e Cultura”

Andréia Briene · 28 de março de 2014 às 16:55

Prezados,
Trabalho no Observatório do Itaú Cultural e gostaríamos de um endereço de e-mail para solicitar a programação deste ano do Observatório de vocês.

Aguardo contato e muito obrigada,

Andréia Briene

sonia mantovani · 14 de julho de 2014 às 20:17

sou uma apaixonada pela minha linda cidade e, gostaria de ter informações sobre as programações culturais que acontecem aqui!!! obrigada!!!

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Patrimônio Cultural

O que realmente importa no Patrimônio Cultural?

O que realmente importa no Patrimônio Cultural? Se você está lendo este post, é porque você se interessa por Patrimônio Cultural. Mas nem todo mundo se importa com esse tema. Aliás, a maioria das vezes Leia mais…

Patrimônio Cultural

Canoas: Interstícios de uma Ferrovia

Recentemente, os historiadores Israel Tavares Boff e Airan Aguiar, que desenvolvem pesquisas relativas a Canoas e ao contexto socioeconomico da região metropolitana no século XIX, escrutinaram vasta documentação do Poder Legislativo de Porto Alegre, encontrando Leia mais…

Literatura

Entrevista com Zilá Bernd: A representatividade de João Ubaldo Ribeiro

O baiano João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro,  escritor, jornalista e roteirista, formado em direito, faleceu no último dia 18 de julho de 2014. João Ubaldo era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras Leia mais…