O texto Understanding Cultural Omnivores, de Tak Wing Chan (Universidade de Oxford) busca investigar as atitudes sociais e políticas das culturas omnívoras. O autor utiliza uma pesquisa anterior sobre o consumo de arte visual e retoma seus achados através de indicadores como idade, gênero e status socia. Assim, ele propõe um arranjo de quatro grupos com atitudes específicas de consumo cultural. São eles:

1) os inativos, que não gastam nem consomem diretamente nenhum tipo de cultura. Se escutam música, por exemplo, não pagam por ela nem vão a shows. Se assistem filmes, o fazem em casa. Ou, ainda, são pessoas que simplesmente não interagem com atividades culturais.

2) os unívoros consomem em quantidade apenas um tipo de cultura: quem gosta de rock só consome rock, quem gosta de Tarantino só paga por filmes do Tarantino, por exemplo.

3) os paucívoros experimentam e consomem variados tipos de cultura, mas em pequenas quantidades. De tempos em tempos, vão ao cinema, assistem a uma peça de teatro, pagam por um concerto de música, etc. Não tem uma rotina fixa, enfim.

4) os omnívoros são aqueles consomem em grande quantidade diferentes tipos de cultura. São, portanto, um grupo de pessoas mais restrito.

Para Tak Wing Chan, os omnívoros são particularmente interessantes porque compartilham um conjunto de características sócio-culturais. Antes de tudo, parecem não dispor de preconceitos culturais nem barreiras para consumo, tendo possibilidade de frequentar espaços e eventos culturais diversos. Ao mesmo tempo, são caracterizados como mais confiantes e mais propensos a assumir riscos; igualitários em questões de papel de gênero e sexualidade; mais confiantes em autoridades científicas; preocupados com questões ligadas ao meio ambiente; e relativamente mais abertos, tolerantes e cosmopolitas.

Por fim, Chan sugere que que estas pessoas tendem a ser bem educadas, com alto nível social, moram em áreas urbanas, geralmente sem filhos, sendo a maior parte do gênero feminino.

Então, perguntamos: há omnívoros sociais por aqui?

 

Autoras: Bárbara Manon Rodrigues Munhoz e Julia Santos Oliveira.

Orientação do trabalho: Prof. Dr. Lucas Graeff


0 comentário sobre “Você conhece algum omnívoro cultural?”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Cinema

ComicCon RS Docs

Neste postagem iremos apresentar o documentário “CCRS DOCS“, produzido pelo produtor de vídeos e fotógrafo Dênis Pimenta, amante de eventos de cultura pop e frequentador de eventos sobre esse tema á quase 20 anos. Dênis ganhou Leia mais…

Diversidade Cultural

De Quem É o Poder?

A música Toda Forma de Poder da banda gaúcha Engenheiros do Hawaii diz que “toda forma de poder é uma forma de morrer por nada/ toda forma de conduta se transforma numa luta armada/ a história Leia mais…