Neste postagem iremos apresentar o documentário “CCRS DOCS“, produzido pelo produtor de vídeos e fotógrafo Dênis Pimenta, amante de eventos de cultura pop e frequentador de eventos sobre esse tema á quase 20 anos.

Dênis ganhou o codinome Pimenta na época em que era apresentador de um programa de rádio em Sapucaia no  programa das Tribos, e  graças a criação de um blog “Pi… de Pimenta” por conta de um programa de rádio Pi de Pipino”, que tinha como principal característica a participação dos ouvintes, e em suas palavras: “e como quem foi “amamentado” pela mídia dos anos 90, não tem outra reação para um “Dênis” que completar com ‘o Pimentinha?’” (Referencia a animação Denis o Pimentinha).

Entrevistado pelo Observatório de Cultura, Denis Pimenta nos apresenta o motivo pela produção desse documentário: “Por muitos anos eu vi a mídia televisiva tentando apresentar para os telespectadores um “evento de anime” e eu sempre fiquei frustrado de ver que acabava sendo apresentado de forma muito superficial e deixava muita margem para interpretação pejorativa, principalmente no quesito cosplay.
Por uns 2 anos eu fiz vídeos nos eventos em um formato como se fosse para tv, mas não sai como gostaria. Muito tempo se passou, eu continuava indo aos eventos até que surgiu a ComicCon RS. Eu sempre li quadrinhos, mas não conhecia muito sobre os escritores e desenhistas, principais obras consagradas como “as melhores histórias do Batman”. Quando a ComicCON RS foi para Canoas (edições anteriores eram em Porto Alegre), na época eu havia concluído um curso de interpretação para tv e cinema onde eu desenvolvi também atrás das câmeras. Empolgado pelo curso, eu comprei uma claquete e uma câmera, assim em 2016 eu experimentei enfim trabalhar na ideia de um documentário com as técnicas aprendidas, com um microfone e uma lente emprestada de um grande amigo (obrigado Adriano Sousa) e montei e forma ficcional e nostálgica para mim, voltando a falar de um evento de cultura pop em um programa de rádio (na mesma rádio onde eu apresentava o programa das Tribos).
Resumindo, eu sou aficionado por socializar com quem consome quadrinhos, filmes e séries, e a ComicCON RS, assim como outros eventos que surgem na proposta de promover discussões e lançamentos, além do espaço para produtores independentes que a cada ano evoluem cada vez mais, é impossível pra mim não querer prestigiar e compartilhar da melhor maneira que eu possa” comenta Denis Pimenta.

Abaixo, venha o documentário CCRS DOCS:

 

Quer conhecer um pouco mais sobre o Dênis Pimenta, pode acessar a FanPage: https://www.facebook.com/atordenispimenta/

E também o Canal Dênis Pimenta: https://www.youtube.com/channel/UCrao8c3cI-vRkNcSNBbp7SA

 

Por Gelson Weschenfelder

 

Posts Relacionados

Diversidade Cultural

De Quem É o Poder?

A música Toda Forma de Poder da banda gaúcha Engenheiros do Hawaii diz que “toda forma de poder é uma forma de morrer por nada/ toda forma de conduta se transforma numa luta armada/ a história Leia mais…

Divulgação de eventos

Arte Sesc promove intensa agenda em Canoas no mês de março

Arte Sesc promove intensa agenda em Canoas no mês de março Programação contemplará espetáculos de teatro e música, oficinas, literatura e cinema   O Arte Sesc – Cultura por toda parte preparou ampla programação cultural Leia mais…

HQs e cultura nerd

Memória e testemunho de uma revolução em HQ

Por Thuanny Bedinote   A História em Quadrinhos que iremos apresentar, Cuba: minha revolução, de Inverna Lockpez e Dean Haspel e José Villarrubia, tem valor testemunhal, contribuindo como um receptor de memória.   Podemos inferir Leia mais…