Banner_24

Com o objetivo de reunir gestores públicos, produtores culturais, empresários, profissionais liberais, acadêmicos, lideranças comunitárias e demais membros da sociedade civil a fim de compartilhar aprendizagens e métodos de produção de indicadores culturais, mapeamento de equipamentos e bens culturais e monitoramento de dados relativos à cadeia econômica da cultura e a políticas culturais, entre outras atividades de pesquisa e diagnóstico, acontece nos dias 28 e 29/11 o I Colóquio Internacional de Observatórios da Cultura no Auditório Ir. Bruno Ruedell do Unilasalle Canoas.

A organização é do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle Canoas em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas.A aliança entre os dois Programas de Pós-Graduação ancora-se na cooperação interinstitucional e de abrangência nacional entre grupos de pesquisa que se debruçam com tradição sobre a reflexão do campo essencialmente interdisciplinar que define a gestão da cultura e a economia criativa, traduzindo a capilarização da proposta e o esforço de amadurecimento intelectual, tanto na perspectiva acadêmica, quanto na profissional.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Manhã

8h30min: Credenciamento
9h: Abertura solene
10h: Mesa-redonda Políticas Culturais e Economia da Cultura no Brasil
Stefano Florissi (UFRGS)
Lucas Graeff (Unilasalle)
Iuri Freiberger (SEDAC/RS)
12h: almoço

Tarde

14h: Mapa da Cultura Digital – Clarissa Pont (SEDAC-RS)
14h30min: Mesa-redonda Observatórios da Cultura: França e Canadá
Jean-Louis Bonnin (Observatoire des politiques culturelles/FR)
Dominique Jutras (Observatoire de la culture et des communications/CA)
16h15min: intervalo
16h30min : Programação Cultural

Dia 29/11/2012

Manhã

8h45min: Mesa-redonda Observatórios da Cultura: Portugal e Brasil
José Luís Garcia (Observatório das Actividades Culturais/PT)
Álvaro Santi (Observatorio Cultural Porto Alegre)
10h30min: intervalo
11h: Indústrias criativas no Brasil e no Canadá: uma análise comparativa
Judite Sanson de Bem
Moisés Waismann (Unilasalle)
12h: almoço

Tarde

14h: Programação Cultural
15h: Painel livre: Perspectivas de uma rede internacional Observatórios da Cultura. Assinatura de carta de intenções para uma rede internacional de Observatórios da Cultura. Assinatura do termo de cooperação entre SEDAC-RS e Unilasalle
16h: Cerimônia de encerramento

Mais informações em: http://unilasalle.edu.br/canoas/pagina.php?id=6952


0 comentário sobre “I Colóquio Internacional de Observatórios da Cultura”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Cinema

ComicCon RS Docs

Neste postagem iremos apresentar o documentário “CCRS DOCS“, produzido pelo produtor de vídeos e fotógrafo Dênis Pimenta, amante de eventos de cultura pop e frequentador de eventos sobre esse tema á quase 20 anos. Dênis ganhou Leia mais…

Divulgação de eventos

Arte Sesc promove intensa agenda em Canoas no mês de março

Arte Sesc promove intensa agenda em Canoas no mês de março Programação contemplará espetáculos de teatro e música, oficinas, literatura e cinema   O Arte Sesc – Cultura por toda parte preparou ampla programação cultural Leia mais…

Divulgação de eventos

Universos Paralelos

Universos Paralelos – dois mundos se colidiram   Será possível unir cultura pop com sala de aula? Histórias em quadrinhos e práticas educacionais? Seria estranho comentar que é isso seria possível? Em abril de 2016, Leia mais…