No dia 11 de abril de 2o14, sexta-feira, nossa querida Zilá Bernd autografa o seu mais recente livro “Por uma estética dos vestígios memoriais”.
O evento será na Casa de Ideias (Shopping Total, prédio 2, quarto andar, em Porto Alegre). Estaremos todos lá a partir das 19h.
Release: “Por uma estética dos vestígios memoriais; releitura das literaturas das Américas a partir dos rastros”, de Zilá Bernd
Belo Horizonte: Editora Fino traço, 2013. 195 p. R$35,00
Por uma estética dos vestígios memoriais corresponde a uma tentativa de refletir sobre as teorias da memória, não apenas no sentido de acompanhar uma preocupação intelectual que remonta a Platão e Aristóteles, passando por Santo Agostinho (354-430), até chegar aos autores do século XX, como H. Bergson, e a grande plêiade de autores europeus do pós-guerra como M. Halbwachs, P. Nora, J. Le Goff, M. Foucault, T. Todorov, P. Ricoeur, mas também sobre a importância do vivido, isto é do passado. Remontar ao passado, através dos mecanismos da memória, do esquecimento e também da imaginação que preenche os interstícios ou buracos da memória, como prefere chamar Donaldo Schüler, nos permitirá melhor entender o presente e, em consequência, nosso próprio estar no mundo e nosso processo contínuo de construção identitária.
Trata-se, portanto, de um campo fascinante e inesgotável de estudo, já que a memória perpassa muitas disciplinas como História, Literatura, Patrimônio, Museologia, Psicanálise, mas também práticas do quotidiano, como as artes de fazer, abrangendo a cozinha, a moda, a dança, as expressões artísticas em geral.
0 comentário sobre “Lançamento: Por uma estética dos vestígios memoriais”