Convite para sessão de autógrafos

No dia 11 de abril de 2o14, sexta-feira, nossa querida Zilá Bernd autografa o seu mais recente livro “Por uma estética dos vestígios memoriais”.

O evento será na Casa de Ideias (Shopping Total, prédio 2, quarto andar, em Porto Alegre). Estaremos todos lá a partir das 19h.

Release: “Por uma estética dos vestígios memoriais; releitura das literaturas das Américas a partir dos rastros”, de Zilá Bernd

Belo Horizonte: Editora Fino traço, 2013. 195 p. R$35,00

Por uma estética dos vestígios memoriais corresponde a uma tentativa de refletir sobre as teorias da memória, não apenas no sentido de acompanhar uma preocupação intelectual que remonta a Platão e Aristóteles, passando por Santo Agostinho (354-430), até chegar aos autores do século XX, como H. Bergson, e a grande plêiade de autores europeus do pós-guerra como M. Halbwachs, P. Nora, J. Le Goff, M. Foucault, T. Todorov, P. Ricoeur, mas também sobre a importância do vivido, isto é do passado. Remontar ao passado, através dos mecanismos da memória, do esquecimento e também da imaginação que preenche os interstícios ou buracos da memória, como prefere chamar Donaldo Schüler, nos permitirá melhor entender o presente e, em consequência, nosso próprio estar no mundo e nosso processo contínuo de construção identitária.

Trata-se, portanto, de um campo fascinante e inesgotável de estudo, já que a memória perpassa muitas disciplinas como História, Literatura, Patrimônio, Museologia, Psicanálise, mas também práticas do quotidiano, como as artes de fazer, abrangendo a cozinha, a moda, a dança, as expressões artísticas em geral.


0 comentário sobre “Lançamento: Por uma estética dos vestígios memoriais”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Cinema

ComicCon RS Docs

Neste postagem iremos apresentar o documentário “CCRS DOCS“, produzido pelo produtor de vídeos e fotógrafo Dênis Pimenta, amante de eventos de cultura pop e frequentador de eventos sobre esse tema á quase 20 anos. Dênis ganhou Leia mais…

Diversidade Cultural

De Quem É o Poder?

A música Toda Forma de Poder da banda gaúcha Engenheiros do Hawaii diz que “toda forma de poder é uma forma de morrer por nada/ toda forma de conduta se transforma numa luta armada/ a história Leia mais…

Divulgação de eventos

Arte Sesc promove intensa agenda em Canoas no mês de março

Arte Sesc promove intensa agenda em Canoas no mês de março Programação contemplará espetáculos de teatro e música, oficinas, literatura e cinema   O Arte Sesc – Cultura por toda parte preparou ampla programação cultural Leia mais…