Os universos colidiram, e o impacto foi gigantesco, transformador. Isso que podemos falar sobre o que ocorreu no último final de semana (8 e 9 de abril), no evento Universos Paralelos, na Unilasalle. O universo da educação e da cultura pop (histórias em quadrinhos), se convergiram de uma forma harmoniosa, transformadora e reveladora.
A primeira convenção de arte sequencial com perfil pedagógico do país, teve um público de em torno de mil pessoas, entre esses alguns de outras regiões do país (como Maranhão, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina) e até de outros países (como Canadá), a primeira edição do Universos Paralelos, encerrou suas atividades na noite de sábado (09/04), superando suas expectativas iniciais.
O evento iniciou na manhã da sexta-feira (08/04) com o painel “Quadrinhos e educação”, com os pesquisadores Dr. Renato Ferreira Machado (Prof. do PPG Memória social e Bens Culturais e coordenador dos cursos de Pedagogia e teologia no Unilasalle) e Ms. Gelson Weschenfelder (Prof de Filosofia da faculdade Cesuca e doutorando em Educação no Unilasalle), logo após os participantes inscritos puderam participar de diversas oficinas pedagógicas (HQ e educação, HQ e filosofia, HQ e psicologia, etc.) oferecidas gratuitamente pelo evento. Na parte da tarde iniciou com o painel “ Ciências e Quadrinhos” com o pesquisador Dr.Iuri Reblin (Prof de Teologia da EST) e o Prof. Ms. Jairo Candido (Prof. Unilasalle), e logo após teve novamente a oferta de oficinas pedagógicas e lúdicas (Roteiro, fanzine, quadrinhos em sala de aula).
A noite na abertura oficial do evento, houve o painel “Do fã ao profissional” com Daniel HDR, quadrinista, com trabalhos na Marvel (Vingadores, X-Men) e DC Comics (Legião,Tropa dos Lanternas Verdes, Mulher-Maravilha, Cyborg). Já no primeiro dia a expectativa de público foi superada, com mais de 200 inscritos nas oficinas oferecidas.
No sábado o evento continuava, pela manhã com oficinas lúdicas e a tarde com TED’s HQ’s, com diversos convidados, entre quadrinistas e pesquisadores de arte sequencial. O encerramento foi com o painel “Batman- A construção do personagem” com Emerson Vasconcelos e Rogê Antônio, quadrinista do Batman. Além de todas as atrações acima, o evento contou com uma exposição de colecionadores (Liga Comics)de actions figures, artes originais, souveniers etc.
Os organizadores do evento já anunciaram que em 2017 acontecerá o segundo evento. Sendo que, neste ano de 2016, muitos outros eventos serão promovidos, onde os universos paralelos continuarão colidindo. Logo mais novidades, esperem.
0 comentário sobre “Universos convergiram”