“A História dos Videogames” (Musée de La Civilisation – Quebec)
O Museu da Civilização do Quebec apresenta ao público a história do divertido universo dos videogames: jogos eletrônicos, jogos de vídeo, acessórios, cartazes, revistas e clipes de filmes trazem inspiracões e um toque de nostalgia na mostra, que acontecerá de 24 de abril de 2013 a 16 de março de 2014.
A exposição, que tem como presidente o curador Philippe Dubois, foi criada com a colaboração do Museu Nacional – Grand Palais, Paris.
Originalmente tratado como um passatempo, os videogames foram conquistando aos poucos uma gama de jogadores em constante crescimento, tornando-se hoje um objeto cultural, assim como filmes, livros ou música.
“Um fenômeno que tem tido um enorme impacto sobre o social e cultural, tanto em Quebec quanto no mundo todo, ao longo dos últimos 25 anos”, afirmou o CEO do Museu da Civilização, Michel Côté.
A missão do Museu é o de salvaguardar o patrimônio global dos jogos de ficção e também torná-los mais acessíveis e disponíveis aos vários públicos.
Membros de várias áreas estão envolvidos na condução da exposição: colecionadores, curadores, jornalistas, entusiastas, engenheiros, professores, pesquisadores e estudantes.
Veja alguns dos jogos que o visitante poderá encontrar:
Commodore 64, Atari, Sega Master System, Super Nintendo, Sega Genesis, PlayStation, Wii, Kinect, Pong, Pac-Man, Space Invaders, Rayman, Pokemon, Mario, Star Wars, Zelda, Tomb Raider, Virtua Cop, World of Warcraft, Frozen Bubble, Wii Sports, Crisis 2, entre outros.
Maiores informações: http://www.mcq.org/jeuxvideo/
1 comentário sobre ““A História dos Videogames” Musée de La Civilisation”
Ulisses Caetano · 2 de maio de 2013 às 09:42
Muito interessante, o homem que joga. Uma das válvulas de escapelo mundo repetitivo e realista, através do jogo. Parabéns pelo texto Luciana.