Por ocasião da 9º Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, os alunos de Mestrado em Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle, realizaram uma visita aos locais onde a edição desse ano está acontecendo.

1371429_160912724116991_994688641_n

Acompanhados pela professora e historiadora Nádia Maria Weber Santos e sempre orientados por mediadores da Bienal, os alunos conferiram as obras de alguns dos espaços contemplados pela curadoria, como Santander Cultural, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e Memorial do Rio Grande do Sul.

935947_543462965709681_1006458794_n

 

 

O grupo circulou pelo centro histórico e fez uma parada na Praça da Alfândega, para assistir a performance de rua “E se a Lua estivesse apenas a um salto de distância”, inspirada na ocupação do território lunar e no orçamento participativo.

 

Alunos, professora e curadora da Bienal.

Alunos, professora e curadora da Bienal.

O encontro teve o privilégio de contar com a presença da diretora artística e curadora geral da Bienal desse ano, Sofía Hernández Chong Cuy, que explanou sobre a temática do evento, atividades desenvolvidas paralelamente à mostra, redes de formação, projetos pedagógicos e artísticos. Com o título “Se o clima for favorável”, o foco principal dessa edição, segundo Sofía, é a interação entre a natureza e cultura e os modos como os artistas visuais referem-se ao desconhecido e aos fenômenos aparentemente incontroláveis.

1379403_543488092373835_1075520049_n

A Bienal segue com a sua programação até 10 de novembro e pode ser acompanhada através das suas redes sociais:

Facebook

Bienal Mercosul

Twitter

 

bienal

Os alunos do Unilasalle registram aqui os seus agradecimentos aos responsáveis por viabilizarem a visita, momento tão enriquecedor e especial ao grupo: à diretora e curadora, Sofía Cuy, à produtora geral da  Bienal, Germana Konrath, à professora Nádia e às mediadoras Martha e Yasmin.

 

Categorias: Museus

0 comentário sobre ““Se o clima for favorável”: Alunos visitam a 9a Bienal do Mercosul”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Museus

Casa das Artes Villa Mimosa – Canoas: Patrimônio, Memória e Cultura

Na última quarta-feira, dia 02 de outubro, os alunos do mestrado em Memória Social e Bens Culturais, do Unilasalle, que estudam, em uma das suas disciplinas, espaços de  memória e cultura, realizaram uma visita, juntamente com Leia mais…

Fotografia & Artes Visuais

“Paris em Cena”, em Quebec!

O Museu da Civilização (Quebec/Canadá) apresenta mais uma mostra de significativo valor para a humanidade. Uma exposição imersiva, que possibilita a seus visitantes um mergulho de cabeça na agitação e energia da Belle Époque Paris! Leia mais…

Museus

Você sabe o que é “Museomix”?

Como fazer de um museu um lugar aberto e criativo? Equipes de designers, entusiastas, artistas, curadores e pessoas criativas: como fazê-los envolverem-se de alguma forma? E como convidá-los a criar, em tempo hábil e, dentro Leia mais…