Por ocasião da 9º Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, os alunos de Mestrado em Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle, realizaram uma visita aos locais onde a edição desse ano está acontecendo.
Acompanhados pela professora e historiadora Nádia Maria Weber Santos e sempre orientados por mediadores da Bienal, os alunos conferiram as obras de alguns dos espaços contemplados pela curadoria, como Santander Cultural, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e Memorial do Rio Grande do Sul.
O grupo circulou pelo centro histórico e fez uma parada na Praça da Alfândega, para assistir a performance de rua “E se a Lua estivesse apenas a um salto de distância”, inspirada na ocupação do território lunar e no orçamento participativo.
O encontro teve o privilégio de contar com a presença da diretora artística e curadora geral da Bienal desse ano, Sofía Hernández Chong Cuy, que explanou sobre a temática do evento, atividades desenvolvidas paralelamente à mostra, redes de formação, projetos pedagógicos e artísticos. Com o título “Se o clima for favorável”, o foco principal dessa edição, segundo Sofía, é a interação entre a natureza e cultura e os modos como os artistas visuais referem-se ao desconhecido e aos fenômenos aparentemente incontroláveis.
A Bienal segue com a sua programação até 10 de novembro e pode ser acompanhada através das suas redes sociais:
Os alunos do Unilasalle registram aqui os seus agradecimentos aos responsáveis por viabilizarem a visita, momento tão enriquecedor e especial ao grupo: à diretora e curadora, Sofía Cuy, à produtora geral da Bienal, Germana Konrath, à professora Nádia e às mediadoras Martha e Yasmin.
0 comentário sobre ““Se o clima for favorável”: Alunos visitam a 9a Bienal do Mercosul”