Como fazer de um museu um lugar aberto e criativo?
Equipes de designers, entusiastas, artistas, curadores e pessoas criativas: como fazê-los envolverem-se de alguma forma?
E como convidá-los a criar, em tempo hábil e, dentro de um ambiente propício, novas e inusitadas maneiras de visitar um museu?
E por fim, como ajudar os seus visitantes a tornarem-se os seus usuários, afim de sentirem-se parte do museu?
Esses questionamentos mobilizaram profissionais a discutirem novas possibilidades de mediação que pudessem propiciar experiências verdadeiras e inspiradoras a seus visitantes. Daí o surgimento do “Museomix”.
O projeto foi fundado em 2011 por diferentes entidades que trabalham nos setores de cultura e inovação. Ele agora é dirigido por entusiastas da arte e da história, curadores de museus, inovadores, designers, programadores, líderes comunitários e também conta com o apoio do Ministério da Cultura da França.
Ao longo de três dias consecutivos de evento, os participantes dos projetos co-criam e testam novas formas exposições.
No terceiro dia, os protótipos são implementados diretamente em alguns museus, permitindo aos visitantes testá-los.
A primeira edição do “Museomix” aconteceu no museu Les Arts Décoratifs, em Paris, em novembro de 2011. A segunda em Lyon em outubro de 2012, no Musée Gallo-Romain.
Em 2013, o “Museomix” será realizado simultaneamente em cinco cidades da Europa e no Quebec nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2013, no Museu da Civilização. É uma inovação aberta e participativa para o mundo dos museus e dispositivos digitais, organizado pela e para a comunidade.
A ideia é que os museus podem vir a trabalhar de forma diferente: através de experiências e momentos reveladores e inesquecíveis!
Para quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto, acesso o site: Museomix.com
0 comentário sobre “Você sabe o que é “Museomix”?”