O movimento acentuado da globalização e os avanços tecnológicos, ao longo dos últimos anos, tem despertado questionamentos importantes com relação ao papel dos museus diante da sociedade. É necessária uma análise, por parte de tutores de instituições patrimoniais, com relação aos arquivos, bibliotecas e museus, para que possam ser encontrados caminhos que assegurem a sua transmissão e a convivência com seu público.
É através desse contexto, onde a cultura globalizada “atrai e repele”, que o CELAT – Centro Universitário de Estudantes de Letras, Artes e Tradições da Universidade Laval (Quebec) – junto com o Musée de La Civilisation, reunirá seus alunos em um curso intensivo de verão, para que, ao longo de uma semana possam pensar, discutir e analisar as formas de manter a vanguarda dos atores culturais.
O objetivo também é levar mais conhecimento e experiência na área de museologia para aqueles que desejam seguir como gestores de patrimônio e curadores de museus.
Palestras, workshops, seminários e estudos de campo em instituições da cidade do Quebec proporcionarão ao participante ter uma noção melhor do seu papel ativo e crítico diante do novo cenário mundial.
O curso acontecerá de 12 a 18 de maio no Musée de La Civilisation e tem a coordenação geral de Philippe Dubé.
Para maiores informações, acesse aos sites:
www.celat.ulaval.ca – CELAT
www.mcq.org – Musée de La Civilisation
0 comentário sobre ““Cultura, Museu e Sociedade”: Uma análise diante de um novo cenário”